História

Conheça a história da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí

Nossa História

História da ACSJ

A Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 02 de Junho de 1971 pelo Sr. Germano Gonçalves e a colaboração de mais 30 surdos.

O Sr. Germano Luiz Gonçalves, fundador da ACSJ,  foi o pioneiro da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em nossa cidade. Entre os anos de 1952 e 1958, o Sr. Germano estudou no INES (Instituto Nacional de Educação para Surdos) na cidade do Rio de Janeiro e seus conhecimentos foram disseminados entre a comunidade surda e na Associação.

O primeiro nome da Associação foi Clube dos Surdos e Mudos de Jundiaí, posteriormente teve seu nome alterado para Associaçao e Clube dos Surdos de Jundiaí (ACSJ).

A primeira sede da ACSJ foi no salão paroquial da Igreja São Bento, onde ficou estabalecida por 2 anos. Em 1973 os surdos conseguiram junto com o órgão público municipal a sede provisória no Bairro da Colônia, onde ficaram por 8 anos. No ano de 1981 os surdos foram transferidos de sede para o Bairro do Anhangabaú, ficando lá estabelecidos por 22 anos. Finalmente no ano de 2003 foram transferidos para o Centro da Cidade onde estão até hoje no atual endereço, declarado como utilidade pública de acordo com a Lei Municipal 1922 de 04-09-1972.

Há mais de 47 anos a Associação trabalha pela Inclusão do surdo e disseminação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de toda a cultura surda.

A ACSJ se orgulha muito em ver todos os surdos trabalhando em prol da entidade e da comunidade surda, os meninos do futebol representando a cidade de Jundiaí em todos os torneios e campeonatos realizados pela federação e confederação e também pelas comunidades surdas de todo o país.

Desenvolver a inclusão entre pessoas surdas e ouvintes por meio da Educação, do Esporte e do Social.

 

Ser reconhecida pela Sociedade como referência em inclusão social de pessoas surdas.

Respeito, Ética e Responsabilidade.

Faça parte da nossa história:

  • Faça um Cursos de LIBRAS e vivencie a experiência maravilhosa de conhecer a cultura surda, explorar o conhecimento dos sentidos e da comunicação corporal. 
  • Doações: A ACSJ é uma entidade sem fins lucrativos e sua manutenção é exclusivamente feita com as receitas auferidas através dos cursos. Faça sua uma doação de qualquer valor e contribua. 
Associação: 

Associação Clube dos Surdos Jundiaí (ACSJ)
CNPJ: 86.872.926/0001-92

© ACSJ | Todos os direitos reservados